O câmbio automatizado funciona com os mesmos componentes do tradicional câmbio manual, como a embreagem e a caixa de marchas. A diferença é que, nesse sistema, existem sensores que analisam o funcionamento do motor e enviam sinais para os atuadores, responsáveis por fazer as trocas de marchas automaticamente. Para simplificar a ideia, é como se um robô tivesse o papel de apertar a embreagem e movimentar a alavanca da marcha. Os câmbios Dualogic, i-motion e Easytronic, são sistemas automatizados da Fiat, Volkswagen e GM, respectivamente.
Para os que buscam um melhor desempenho, existe ainda o câmbio automatizado de dupla embreagem. Nesse sistema, dois discos de embreagem trabalham em conjunto, engatando as marchas seguintes e reduzindo os intervalos e os trancos na hora da troca. As marchas pares e a ré ficam sob o controle de uma embreagem e as ímpares ficam com a outra.
Vantagens do câmbio automatizado
Vantagem é que esse câmbio não causa grande impacto no consumo de combustível. Custo de aquisição menor, a manutenção de um câmbio automatizado também costuma ser mais simples e barata, se comparado ao câmbio automático.
Tipos de automatizados
O tipo de automatizado mais utilizado pelo mercado é o eletro-hidráulico FreeChoice produzido pela Magneti Marelli e presente em modelos da Fiat (com o nome de GSR ou Dualogic) e Volkswagen (iMotion).
Já a transmissão automatizada 100% eletrônica é composta por três motores elétricos de corrente contínua que realizam as operações de acionamento da embreagem, seleção e engate de marchas.
A alavanca de câmbio deixa de ter contato mecânico com a caixa da transmissão, e passa a emitir apenas um sinal elétrico para o módulo de controle, que conversa com o módulo do motor e determina qual marcha engatar de acordo com a velocidade do carro e a posição do pedal do acelerador. Entre os veículos que utilizam este tipo de transmissão, produzida pela ZF Sachs, estão os compactos da Renault, Sandero e Logan, batizados de Easy-R.
Principais defeitos
Entre as falhas mais comuns que podem surgir nos câmbios robotizados eletro-hidráulicos, são: vazamento de óleo do sistema hidráulico e queima da bomba de pressão do óleo do sistema hidráulico. Em ambos, as marchas param de engatar e o carro fica imobilizado.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o câmbio automatizado, está na hora de aproveitar e fazer amanutenção do seu veículo.Na JC Automático você conta com serviços especializados para cuidar do seu carro.