JC Automático

Problemas que podem surgir no câmbio automático

O câmbio automático proporciona um recurso onde o motorista não precisa fazer a troca de marcha manualmente ao alterar a velocidade do veículo. Mesmo sendo um modo de facilitar a vida de quem dirige, o câmbio automático precisa de cuidados recorrentes para evitar problemas.

Câmbio automático patinando

Se o seu carro automático estiver patinando nas trocas de marcha, ele pode estar com algum problema na pressão do óleo da transmissão ou nas molas da válvula reguladora. Isso também acontece devido ao fluído estar muito sujo, podendo causar a queima dos discos de embreagem e até mesmo da bomba de pressão do óleo hidráulico. Se essa situação estiver ocorrendo, corra para a oficina. Em muitos casos o sistema ainda não foi totalmente prejudicado e será possível resolver o problema.

Câmbio automático com trancos e solavancos

É fato que o câmbio automático foi projetado para ter um funcionamento suave e linear. Ou seja, ele não deve apresentar trancos e solavancos – salva algumas exceções, em que a transmissão automática é de concepção ruim e tais sinais “fazem parte” do conjunto.

Há uma série de fatores que podem ocasionar trancos no câmbio automático. Entre eles, o baixo nível do fluido de transmissão ou o uso de fluido velho, que prejudicam o arrefecimento e a lubrificação da transmissão.

Desgastes  dos componentes internos, como engrenagens, molas e rolamentos, ou sensores desregulados. Costuma ser comum em carros com a quilometragem alta. Trancos e solavancos são sinais de que algo está errado no funcionamento do câmbio.

Vazamento de óleo do sistema hidráulico

No caso do câmbio automático, o correto é verificar se há algum vestígio de óleo na parte externa da caixa de câmbio. Se ele estiver sujo de óleo por fora, é bem provável que esteja ocorrendo um vazamento.

Se o vazamento estiver num estágio mais avançado, o óleo do câmbio passará a pingar no chão. Logo, fique de olho no chão da sua garagem. Se houver vestígios de óleo em tom meio avermelhado ou marrom claro, certamente o câmbio está vazando. Sendo praticamente impossível achar o local onde está acontecendo o problema sem uma avaliação completa.

Câmbio automático superaquecendo

Se o seu carro estiver apresentando uma espécie de cheiro adocicado na região da alavanca de câmbio, o câmbio provavelmente está superaquecendo.

Este é um problema grave num câmbio automático, visto que o calor é o principal responsável pelo desgaste do conjunto. O defeito pode surgir em viagens longas e em dia com temperatura mais elevada. Se isso acontecer, pare o carro imediatamente e deixe-o esfriar.

Alerta por meio das luzes no painel

Os carros com câmbio automático podem acender a luz de advertência no painel (a mesma que indica problemas no motor) caso algo esteja incorreto no sistema. Neste caso, a luz pode se acender por qualquer defeito na caixa de transmissão. Então, fique atento!

Como evitar problemas

O jeito mais fácil para que seu veículo com câmbio automático não dê problema ao longo do tempo é manter a manutenção sempre em dia. Dessa maneira, o importante é fazer a troca de óleo do câmbio sempre que necessário.

Para algumas marcas, o recomendado é que essa troca do fluído seja feita a cada trinta mil quilômetros rodados. Desse jeito, evita o desgaste dos componentes internos do câmbio, e as chances de dar problemas são praticamente mínimas.

Agora que você já sabe quais são os principais problemas que o câmbio automático pode apresentar e como preveni-los, está na hora de aproveitar e deixar a manutenção do seu veículo em dia! Na JC AUTOMÁTICO, você conta com serviços especializados para cuidar do seu carro.

Fale conosco

Outros artigos e notícias

Saiba um pouco mais sobre o câmbio automatizado

Saiba um pouco mais sobre…

O câmbio automatizado funciona com os mesmos…

Problemas que podem surgir no câmbio automático

Problemas que podem surgir no…

O câmbio automático proporciona um recurso onde…